REVISTA DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MPE


ONLINE
1





ISSN:  2447-8407

DOI: 10.20872

ORCID: 0000-0002-0861-6972

 

        

       

 

 

 

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (REGMPE) é publicada bimestralmente sobre responsabilidade da editora Conhecimento&Ciência.

1. A revista publica artigos inéditos sobre empreendedorismo e gestão de micro e pequenas empresas, nas seções Artigos originais e Artigos de revisão de literatura, Ensaios e Estudo de Caso.

2. Os artigos deverão ser submetidos pela internet, na página da revista.

3. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega"). Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter o arquivo (metadados da submissão).

4.  Não será aceito artigo em co-autoria com mais de cinco autores

5. Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido à análise para publicação em outra revista. Esta declaração encontra-se disponível abaixo.

6. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa.

7. Os dados, idéias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do/s autor/es.

8. Os artigos são publicados em português, inglês, espanhol ou em francês, conforme o idioma submetido. Devem ser concisos e consistentes no estilo.

9. Os artigos serão avaliados pelo conselho editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados pelo editor da revista ao corpo de pareceristas, que apreciarão o texto. As opções de pareceres são: a) Aprovado integralmente; b) Aprovado, desde que sejam feitas as correções necessárias; c) Recusado. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o editor encaminhará o artigo ao conselho editorial que decidirá quanto à publicação ou não.

10. A revisão de português e a tradução e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade e custeados pelos autores.

11. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

a) No processo de submissão deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

b) Os artigos deverão conter: título, resumo, palavras-chave, e seus equivalentes em inglês (title, abstract, keywords) e referências.

c) O título, com no máximo vinte palavras, deverá ser preciso.

d) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

e) Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé. Também pode ser comunicado a existência de todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento.

f) Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas (listadas somente aquelas citadas no texto). Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.

g) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.

h) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

i) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação.

j) As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg.

k) As citações deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008).

 MODELOS DE REFERÊNCIAS

DORNELAS, J.C.A. Só coragem não basta: para buscar oportunidades as pessoas não precisam ter um dom especial. Disponível em: http://www.stratusbr.com/BR/empreendedor.artigo.asp. Acesso em 05/10/2012.

FILION, L. J., BOURION, C. (Eds.). Les représentations entrepreneuriales. In: REVUE INTERNALE de PSYCHOSOCIOLOGIE, 2008. Paris: Éditions ESKA. 2008, p.13-43.

____________. From Entrepreneurship to Entreprenology. In: USASBE ANNUAL NATIONAL CONFERENCE, 1999, California. Proceedings... Winsconsin: Usasbe, 1997.

____________. O Empreendedorismo como Tema em Estudos Superiores. In: EMPREENDEDORISMO, CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE, 1999. Brasília: CNI/IEL Nacional, 1999, p. 13-43.

FREUD, S. 1978. Cinco lições de Psicanálise. Abril Cultural. São Paulo (Coleção Os pensadores), 246 p.

HARTMAN, A. Avaliação da cultura intraempreendedora: desenvolvimento e teste de uma metodologia. 2006. 380 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção (PPGEP), Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, Maio: 2006.

KOPSCHITZ, Izabel. Como manter saudável a empresa de pequeno porte. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, caderno Boa Chance, 29 de fev. 2004.

MAGALHÃES, M. L. & BORGES A. J. E. (2001). Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento. Estudos de Psicologia, Vol. 6(1), 33-50.

McCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Ed. Expressão e Cultura, 1972.

McCLELLAND, D. C. The achieving society. New York: The Free Press, 1961

ORLANDELI, R. Um jogo de empresas envolvendo cadeia logística: Game F61- Um enfoque educacional. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

PORTELA, J. et al. Micro Empreendedorismo em Portugal (2008). PROEFDS-Medida 4.2.2.1 - Estudo e Investigção Projecto n°87/2006.

SALAS, E.; CANNON-BOWERS, J. The science of training: a decade of progress.  ANNUAL REVIEW OF PSYCHOLOGY, v. 52, p. 471-499, 2001.

SAY, J.B. Tratado de Economia Política - Coleção os Economistas. São Paulo: Abril, 1983.

SCHUMPETER, J. A. Capitalism, Socialism and Democracy. New York Harper Perennial, EUA, 1976.

SOUZA, E. C. L.; FRACASSO, E. Empreendedorismo: conceitos, abordagens, construção de escalas de mensuração. 2006. No prelo.

SOUZA, E.C.L., Empreendedorismo: da Gênesis à Contemporaneidade. In: EGEPE-Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 4, Curitiba, p.134-146,2005.

VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 11.ed.São Paulo: Atlas, 2009.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A REGMPE  orienta que só devem assinar os trabalhos as pessoas que de fato participaram das etapas centrais da pesquisa, não bastando, por exemplo, ter revisado o texto ou apenas coletado os dados. Todas as pessoas relacionadas como autores, por ocasião da submissão de trabalhos estarão automaticamente declarando responsabilidade, nos termos a seguir:

Declaração de responsabilidade: certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista nacional ou internacional, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame do conselho editorial da revista.

Transferência de direitos autorais: declaro que em caso de aceitação do artigo, por parte da REGMPE, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, vedado qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento e os créditos correspondentes à REGMPE. Declaro em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

Observação: REGMPE adota a política copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para finas não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.