REVISTA DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MPE


ONLINE
1





ISSN:  2447-8407

DOI: 10.20872

ORCID: 0000-0002-0861-6972

 

        

       

 

 

 

 

 

POLÍTICAS EDITORIAIS

FOCO E ESCOPO

MISSÃO: Publicar pesquisas acadêmicas de qualidade contendo metodologia eficaz e sólida oriundas da área da Área de Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, publicando artigos científicos originais, bibliográficos, estudos de caso e casos de ensino que contribuam para a expansão do conhecimento científico da Administração.

OBJETIVO: Utilizar do meio eletrônico para divulgar o conhecimento científico sobre Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, produzido no País, em especial nas pesquisas dos cursos de Administração de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, e no exterior visando estimular o aprofundamento do debate científico e profissional, bem como auxiliar no desenvolvimento de novas filosofias administrativas.

PARA OS AUTORES: Podem se cadastrar e submeter seus trabalhos através do site. O 'Autor' envia o documento original em formato doc, alimenta os metadados (ou a indexação associada ao documento) de seu trabalho, o que permite a recuperação on-line mais precisa da informação por parte dos leitores através do sistema. O 'Autor' também pode enviar 'Documentos Suplementares' para acompanhar a submissão, como conjuntos de dados, instrumentos de pesquisa, textos originais que enriquecem a submissão, além de contribuir para formas mais completas de pesquisa e aprendizado. O 'Autor' pode acompanhar sua submissão através do processo editorial - bem como participar da edição de texto e leitura de provas da submissão aprovada para publicação - ao acessar o site.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, apresenta temas ou abordagens originais.

 

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA

Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Para Pinto (1998 apud REBOUÇAS, 2010, p.4), "o ensaio não é um gênero literário, mas é um gênero de intervalo entre o ficcional e o não ficcional". O ensaio não pretende ser exaustivo nem cultuar fontes por sua autoridade. Vai contra os padrões de uma racionalidade sistematizante, universal, objetiva e neutra. Supera, portanto, segundo Rebouças (2010, p.5), a metodologia positivista não é na "objetividade do método que o ensaio se expressa, mais na subjetividade das escolhas discursivas [...]." Isso não quer dizer que no espaço acadêmico, vá abandonar padrões técnicos, cuidado com a escrita, preocupação com o corpus, explicitação de seu itinerário: o memorial da pesquisa e das referências. Acrescenta-se assim que deve ter conclusão original, porém menos aprofundada e/ou menor do que o artigo científico, na qual deve se sobressair o espírito crítico e a originalidade do autor.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ESTUDO DE CASO

Uma publicação para ser considerada como estudo de um caso, simples e específico ou complexo e abstrato, deverá ser sempre bem delimitado. Pode ser semelhante a outros, mas é também distinto, pois tem um interesse próprio, único, particular e representa um potencial na produção científica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O trabalho é aceito para análise, pressupondo-se: 1) o mesmo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico; 2) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento à REGMPE; 3) as opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade; 4) a apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações destas normas editoriais.

Os trabalhos encaminhados à REGMPE serão avaliados em dois momentos:

Primeiro, a avaliação do atendimento às diretrizes aos autores. O artigo será avaliado em sua normalização (formas de citação, preenchimento correto dos metadados, verificação da qualidade de tabelas e figuras e checagem da retirada das identificações de autoria). Havendo correções, serão solicitadas ao/s autor/es, que terão o prazo máximo de 20 dias para fazer as devidas adequações e encaminhá-las para a avaliação seguinte, de mérito do conteúdo.

Segundo, a avaliação do mérito do conteúdo. O artigo será encaminhado pelo editor da revista ao corpo de pareceristas, que apreciação o texto. As opções de pareceres são: a) Aprovado integralmente; b) Aprovado, desde que sejam feitas as correções necessárias; c) Recusado. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o editor encaminhará o artigo ao conselho editorial que decidirá quanto à publicação ou não.

O/s autor/es serão notificados, por e-mail, da aceitação ou recusa de suas submissões.

Os critérios de avaliação incluem: originalidade, contribuição para o conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar seu conteúdo. A REGMPE se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo do/s autor/es

Quando se fizerem necessárias modificações substancias, o/s autor/es será(ão) notificado/s por e-mail e encarregado/s de fazê-las. Deverá(ão) postar a nova versão do trabalho no Sistema, dentro do prazo determinado pelo mesmo.

PERIODICIDADE

Periodicidade Quadrimestral

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.